Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 17/08/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 01/10/2020




Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

  • O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Assinale a modalidade preferencial = Tema Livre (Apresentação Oral) OU Vídeo Livre OU Pôster Eletrônico OU TCC – Centro de Treinamento;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Temas

» Cirurgia
» Endoscopia
» Gastroenterologia
» TCC de CENTRO DE TREINAMENTO – SOBED


Informações importantes

• O resumo deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.

Obs: Os trabalhos da modalidade “TCC de CENTRO DE TREINAMENTO” devem ser submetidos apenas em português e o primeiro autor do trabalho deve estar vinculado a uma das instituições homologadas pela SOBED.

 

• O prazo para submissão dos resumos é: 17/08/2020.

 

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

• Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

 

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 01/10/2020.

O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 15/10/2020. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

  • A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres físicos ou digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.


Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado – no máximo 250 caracteres.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços e pontuação.

• O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

Os resumos de Pôster - Relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• As instruções também se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.



Instruções para preparação de vídeos

Para a apresentação em vídeo, os autores deverão seguir as mesmas normas que as descritas para a apresentação do resumo, utilizando o mesmo formulário.

• Além disso, deverão enviar o vídeo com o resumo, segundo as instruções contidas no formulário.

A QUALIFICAÇÃO do vídeo, a cargo do Comitê Organizador, será realizada por dois jurados independentes especialistas na área, segundo os seguintes PARÂMETROS de AVALIAÇÃO:

1. Originalidade (inovação em diagnóstico e/ou tratamento) (Pontuação: 0 a 10)

2. Importância Educativa (Pontuação: 0 a 10)

3. Importância ao cuidado (implicações clínico-práticas) (Pontuação: 0 a 10)

4. Qualidade técnica do vídeo: qualidade fotográfica, síntese, critério de edição (Pontuação: 1 a 10)

5. Nível de análise crítica, comparação e revisão da literatura, discussão e conclusões (Pontuação: 1 a 10)

• Para forma de apresentação Vídeo, deve ser selecionada a respectiva modalidade e deverá ser enviado para o youtube e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita. Atenção: o vídeo deve ter o tamanho de 480x390 px.

1. O vídeo não deve ter mais que 7 minutos. Os vídeos com mais de 7 minutos serão rejeitados.

2. O vídeo deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.

3. O vídeo deve conter os nomes dos autores e da instituição bem como o título do mesmo na primeira cena do filme por não mais do que 20´´.

4. O vídeo pode ter áudio próprio.

INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE

Passo 1: Acesse o YouTube: http://www.youtube.com

Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.

Passo 3: Faça login na sua conta.

Passo 4: Clique no botão "Enviar" (Upload) no topo da página. Ele fica perto da barra de busca, próximo ao botão "Pesquisar" (Browse).

Passo 5: Escolha um arquivo de vídeo. Clique em "Pesquisar" (Browse) para procurar o arquivo no seu computador.

Passo 6: Clique no botão "Enviar Vídeo" (Upload Video).

Passo 7: Insira os detalhes. A informação necessária inclui o título do vídeo, a descrição do vídeo, a categoria a qual o vídeo pertence e as suas tags.

ATENÇÃO!!

Passo 8: Escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa).

Passo 9: Nas Configurações Avançadas, você pode habilitar ou desabilitar os comentários e as respostas a vídeos.

Passo 10: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.

Os trabalhos a serem apresentados como vídeo científico, deverão cumprir as mesmas condições das outras categorias de comunicação científica, com o envio do resumo correspondente através do site oficial. Além disso, o vídeo a ser apresentado (vide abaixo) deverá ser enviado em sua forma final, utilizando-se o formato escolhido para sua apresentação.



Instruções aos trabalhos aprovados

MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL (Tema Livre, Vídeo Livre e CENTRO DE TREINAMENTO – CET/SOBED)

A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 07 minutos para exposição do trabalho e terá 03 minutos para discussão. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.

No impedimento do apresentador qualquer um dos autores previamente cadastrados poderá substituí-lo. Alterações de apresentador poderão ser encaminhadas pelo Helpdesk do evento.

 

Modalidade Pôster Eletrônico (E–Pôster) – Orientações e Normas para envio

Colocar o número do Pôster (Campo Código – cinco dígitos fornecido pela organização), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO;

a)    Os trabalhos na modalidade Pôster deverão ser enviados eletronicamente (E-Poster), ou seja, não precisarão ser impressos;

b)    A opção para envio do E-Poster e modelo arquivo disponibilizado para download ficará disponível na área restrita do autor responsável pelo trabalho, através do menu MEUS TRABALHOS, em link específico.

 

Configuração da página no Power point:

1.            Arquivo desenvolvido em Power Point (.ppt, .pptx) ou outro programa similar, em um único slide e salvo em formato PPT, PPTX ou PDF;

2.            A apresentação poderá conter no máximo uma página (slide);

3.            Configuração de tamanho de página: 38,1 cm x 65,969 cm (largura x altura);

4.            Slide dimensionado para “Personalizar” orientação retrato;

5.            Orientação de página: retrato;

6.            Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 24 para o título, 18 para conteúdos gerais e referências;

7.            Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas

8.            Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.

9.            Sugere-se que o banner eletrônico seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis):

o             Título

o             Autores e afiliações institucionais

o             Introdução e Objetivos

o             Metodologia

o             Resultados e Discussão

o             Conclusões

o             Referências (apenas as principais)

 

Os resumos de Pôster - Relatos de caso podem ser estruturados em:

o             Título

o             Autores e afiliações institucionais

o             Apresentação do Caso,

o             Discussão

o             Comentários Finais.

o             Referências (apenas as principais)

10.          O título do E-Poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

11.          É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos.

12.          O modelo disponibilizado para download está configurado nas dimensões adequadas para os equipamentos que serão utilizados no evento. O conteúdo de texto, plano de fundo e os tópicos incluídos no modelo são apenas uma sugestão, podendo ser editados livremente, conforme a necessidade de cada autor.

Prazo de envio do e-pôster: em breve.

  • A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Para maiores esclarecimentos, contate a CCM CONGRESSES. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8:00 – 18:00 (51-3086-9100) ou pelo Fale Conosco/HelpDesk.

 

CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES

Em breve. Os autores também receberão as instruções específicas por e-mail e pela área restrita – no menu Meus Trabalhos.



Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do Congresso.



Premiação

A definir.



Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso. Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.



Realização


Gerenciamento


Agência de Turismo